- FlowLetter
- Posts
- Quer viver na casa da Barbie?
Quer viver na casa da Barbie?
Aprenda empatia com o CEO da Walmart, a corrida de IA na visão da Amazon e outras companhias para um café
Flowletter #18
Como a Alibaba vai voltar a crescer? Aprenda com o CEO da WalMart o poder da empatia, quem vai ganhar a corrida da IA geraciona e muitas outras companhias para um café.
Essa newsletter é trazida para você pela FlowCode. Se você desejar uma consultoria gratuita sobre produtos digitais, clique aqui para conversar conosco via whatsapp e marcar um papo 💙
O que podemos aprender com o CEO de uma empresa que fatura 400 bilhões de dólares?
Andy Dunn, é o fundador da Bonobos, uma startup de varejo de moda focada em indicar roupas para homens. Ela foi vendida por 300 milhões USD para a WalMart. Confira alguns insights de como a relação dele com o CEO da mega varejista, Doug McMillon, mudaram sua forma de trabalhar para melhor:
Estar presente ao fazer contato visual em qualquer tipo de encontro com pessoas da empresa,
Fazer perguntas mesmo que já tenha se decidido sobre o assunto,
Revisar o material enviado pelos colaboradores e fazer apontações antes da reunião
Como a Amazon vai superar o Google, Microssoft e Open AI na corrida da IA Geracional?
Entrevista com Matt Wood, vice presidente de produtos da Amazon. Ele conta um pouco nessa reportagem como a Amazon está se preparando para combinar seu modelo de cloud com as possibilidades de IA geracional, de modo a utilizar num mesmo ambiente a infraestrutura, os dados das empresas e os super poderes de IA.
Eles criaram, por exemplo, a Bedrock, que permite os usuários escolharem um modelo de linguagem (inclusive mesclar os da própria AWS com de outras empresa), fornecerem um prompt e receberem um resultado em texto e imagem.
A Amazon é categórica: utilizar dados de empresas que já operam para solver problemas, criar soluções e otimizar gargalos através da IA geracional é, sem dúvida, um diferencial competitivo.
O executivo afirma ainda que o Chat GPT é a maior invenção tecnológica desde o Iphone e que estamos num momento de maturação da tecnologia, a partir do uso das pessoas, que mostrarão o que funciona e o que não funciona.
Nosso destaque do Figma Config, evento anual da empresa sobre as tendências de design
Brian Chesky CEO da Airbnb sobre Roadmaps:
"Nós descobrimos que cada equipe tinha um sub roadmap. Nós somente poderíamos fazer o que estava previsto neste mapa de entrega. Ao colocarmos todos os pontos num plano principal, verificamos que apenas poderíamos realizar 10% do que havia ali. Assim, inserimos as melhores pessoas que temos nos projetos mais cruciais. O resto, retiramos do radar."
Por que o Mastodon (concorrente do twitter) falhou:
Com a compra do Twitter pelo Elon Musk, muitos usuários disseram que iriam deixar a plataforma, um dos principais concorrentes era a Mastodon. Entenda porque a migração falhou:
Falta de um diferencial exclusivo: O app não oferece um ponto de venda único para a maioria dos usuários. Em termos de funcionalidade, ele é semelhante ao Twitter de 2008, enquanto o Twitter atual oferece recursos mais avançados. Sem um benefício claro adicional, as pessoas não têm incentivo para migrar. Imagine-se começar do zero uma conta sem nenhum diferencial.
Descentralização não é um atrativo para a maioria das pessoas: A ideia de descentralização do Mastodon não é valorizada pela maioria dos usuários. A liberdade de código aberto e a propriedade descentralizada não são prioridades para a maioria das pessoas, que buscam simplesmente uma ferramenta útil e conveniente. Esta empresa permite que os usuários tomem decisões sobre o rumo da plataforma, por isto a chamam de descentralizadas, uma vez que as decisões sobre seu rumo não são verticais.
Experiência do usuário prejudicada pela descentralização: A natureza descentralizada dificulta a descoberta de novas pessoas para seguir e interagir. A interface e os processos de seguir usuários de outras instâncias são complicados e não intuitivos. Isso dificulta a experiência dos novos usuários e limita sua capacidade de encontrar conteúdo relevante.
Problemas de escalabilidade: O software é computacionalmente exigente e as instâncias menores podem ficar sobrecarregadas facilmente, de modo que a experiência de uso é sofrível.
Dois hábitos de pessoas de sucesso.
1 - Reformule sua lista de a fazer da seguinte maneira: crie uma de urgente/importante, importante/não urgente, e uma simplesmente a fazer. - Anderson Cooper, âncora da CNN.
2 - Considere a si mesmo e aos outros como responsáveis por um desafio e tarefas. Marque reuniões para verificar se o que foi marcado está sendo cumprido. Charlie Pickering, ator.
Indícios de que você tem um produto de IA ruim:
Você cria produtos exagerados. "Todo mundo está criando um ChatGPT para PDFs; eu também deveria fazer isso." Não importa que meu produto não tenha diferenciação alguma em relação aos concorrentes.
Você não conversa com os usuários. Eu sou mais inteligente do que todos os outros. Não preciso do feedback deles. Farei o que eu achar melhor.
Você só faz o que gosta. Não gosto de enviar mensagens diretas frias. Mesmo que seja o melhor canal de aquisição para o meu negócio. Prefiro publicar artigos confortáveis em blogs que recebem apenas 5 visualizações. Zona de conforto > Crescimento.
Você gosta mais de construir do que de fazer marketing. Gosto de jogar videogames (desenvolver recursos). E não gosto de fazer tarefas (marketing). Gratificação instantânea o dia todo, baby.
Você precisa de torcedores. "Todos devem gostar do que faço. Meu coração não aceita feedback negativo. Não posso estar errado."
Como a Alibaba irá driblar a estagnação de crescimento?
A Alibaba está substituindo Daniel Zhang como presidente e CEO em meio à maior reestruturação da história da gigante de tecnologia chinesa. Joseph Tsai, vice-presidente executivo e co-fundador da empresa, sucederá Zhang como presidente, enquanto Eddie Wu, presidente da unidade de comércio eletrônico Taobao e Tmall, assumirá como CEO.
Essas mudanças estratégicas ocorrem em um momento em que a companhia busca fortalecer seu negócio de nuvem, que desempenha um papel crucial em sua estratégia de crescimento. Este mercado é altamente relevante, pois oferece oportunidades significativas de expansão e inovação, além de impulsionar a transformação digital das empresas. Essa movimentação estratégica visa posicioná-la como um líder global no setor de nuvem e aproveitar as oportunidades de crescimento nesse mercado em rápida evolução.
Airbnb e Mattel constroem casa para Barbie e disponibilizam para aluguel:
Essa novidade mostra como a marca da Barbie conseguiu manter seu posicionamento mesmo com um produto muito antigo e diversas críticas, principalmente à estereopatização da mulher. Veja como ela conseguiu essa façanha:
Entendimento do propósito e contexto: A Mattel revitalizou a marca Barbie ao compreender profundamente o propósito da boneca e deixar para trás percepções antiquadas e limitadas, focando em inspirar as oportunidades sem limites para as garotas.
Inclusão e diversidade: Para refletir a inclusão, foram lançadas várias opções de tons de pele, tipos de corpo e profissões, tornando-a um produto verdadeiramente inclusivo e representativo.
Cultivo de conexão emocional: Apesar de ser voltada para crianças, a Barbie também cultivou uma conexão emocional com outras gerações, o que despertou nostalgia e inspiração.
Colaborações estratégicas: Estabeleceu colaborações com mais de 100 marcas diferentes, justamente por conta do hype gerado pelo filme. Essas colaborações variam desde moda rápida até alimentação e decoração. Isso permitiu outras marcas se associem à imagem e credibilidade da Barbie para alcançar novas audiências.
Frase da semana e a importância de projetos paralelos.
Desde que eu criei a newsletter minha carreira evoluiu de forma muito acelerada. Foi bizarro como meu projeto pessoal acelerou meus planos de carreira e de vida, de ser reconhecida como profissional referência no universo das marcas e da tecnologia.
Aliás, a nossa ferramenta No Code da semana trata justamente de criação de newsletter. Confira.
Ferramenta No Code da semana
Infográfico da semana
Essa foi a 18 edição da FlowLetter, newsletter trazida para você pela FlowCode. Se você desejar uma consultoria gratuita sobre produtos digitais, clique aqui para conversar conosco via whatsapp e marcar um papo 💙
Reply