Quer viver na casa da Barbie?

Aprenda empatia com o CEO da Walmart, a corrida de IA na visão da Amazon e outras companhias para um café

Flowletter #18


Como a Alibaba vai voltar a crescer? Aprenda com o CEO da WalMart o poder da empatia, quem vai ganhar a corrida da IA geraciona e muitas outras companhias para um café.

Essa newsletter é trazida para você pela FlowCode. Se você desejar uma consultoria gratuita sobre produtos digitais, clique aqui para conversar conosco via whatsapp e marcar um papo 💙

O que podemos aprender com o CEO de uma empresa que fatura 400 bilhões de dólares?

Andy Dunn, é o fundador da Bonobos, uma startup de varejo de moda focada em indicar roupas para homens. Ela foi vendida por 300 milhões USD para a WalMart. Confira alguns insights de como a relação dele com o CEO da mega varejista, Doug McMillon, mudaram sua forma de trabalhar para melhor:

  • Estar presente ao fazer contato visual em qualquer tipo de encontro com pessoas da empresa,

  • Fazer perguntas mesmo que já tenha se decidido sobre o assunto,

  • Revisar o material enviado pelos colaboradores e fazer apontações antes da reunião

Como a Amazon vai superar o Google, Microssoft e Open AI na corrida da IA Geracional?

Entrevista com Matt Wood, vice presidente de produtos da Amazon. Ele conta um pouco nessa reportagem como a Amazon está se preparando para combinar seu modelo de cloud com as possibilidades de IA geracional, de modo a utilizar num mesmo ambiente a infraestrutura, os dados das empresas e os super poderes de IA.

Eles criaram, por exemplo, a Bedrock, que permite os usuários escolharem um modelo de linguagem (inclusive mesclar os da própria AWS com de outras empresa), fornecerem um prompt e receberem um resultado em texto e imagem.

A Amazon é categórica: utilizar dados de empresas que já operam para solver problemas, criar soluções e otimizar gargalos através da IA geracional é, sem dúvida, um diferencial competitivo.

O executivo afirma ainda que o Chat GPT é a maior invenção tecnológica desde o Iphone e que estamos num momento de maturação da tecnologia, a partir do uso das pessoas, que mostrarão o que funciona e o que não funciona.

Nosso destaque do Figma Config, evento anual da empresa sobre as tendências de design

Brian Chesky CEO da Airbnb sobre Roadmaps:

"Nós descobrimos que cada equipe tinha um sub roadmap. Nós somente poderíamos fazer o que estava previsto neste mapa de entrega. Ao colocarmos todos os pontos num plano principal, verificamos que apenas poderíamos realizar 10% do que havia ali. Assim, inserimos as melhores pessoas que temos nos projetos mais cruciais. O resto, retiramos do radar."

Por que o Mastodon (concorrente do twitter) falhou:

Com a compra do Twitter pelo Elon Musk, muitos usuários disseram que iriam deixar a plataforma, um dos principais concorrentes era a Mastodon. Entenda porque a migração falhou:

  1. Falta de um diferencial exclusivo: O app não oferece um ponto de venda único para a maioria dos usuários. Em termos de funcionalidade, ele é semelhante ao Twitter de 2008, enquanto o Twitter atual oferece recursos mais avançados. Sem um benefício claro adicional, as pessoas não têm incentivo para migrar. Imagine-se começar do zero uma conta sem nenhum diferencial.

  2. Descentralização não é um atrativo para a maioria das pessoas: A ideia de descentralização do Mastodon não é valorizada pela maioria dos usuários. A liberdade de código aberto e a propriedade descentralizada não são prioridades para a maioria das pessoas, que buscam simplesmente uma ferramenta útil e conveniente. Esta empresa permite que os usuários tomem decisões sobre o rumo da plataforma, por isto a chamam de descentralizadas, uma vez que as decisões sobre seu rumo não são verticais.

  3. Experiência do usuário prejudicada pela descentralização: A natureza descentralizada dificulta a descoberta de novas pessoas para seguir e interagir. A interface e os processos de seguir usuários de outras instâncias são complicados e não intuitivos. Isso dificulta a experiência dos novos usuários e limita sua capacidade de encontrar conteúdo relevante.

  4. Problemas de escalabilidade: O software é computacionalmente exigente e as instâncias menores podem ficar sobrecarregadas facilmente, de modo que a experiência de uso é sofrível.

Dois hábitos de pessoas de sucesso.

1 - Reformule sua lista de a fazer da seguinte maneira: crie uma de urgente/importante, importante/não urgente, e uma simplesmente a fazer. - Anderson Cooper, âncora da CNN.

2 - Considere a si mesmo e aos outros como responsáveis por um desafio e tarefas. Marque reuniões para verificar se o que foi marcado está sendo cumprido. Charlie Pickering, ator.

Indícios de que você tem um produto de IA ruim:

  • Você cria produtos exagerados. "Todo mundo está criando um ChatGPT para PDFs; eu também deveria fazer isso." Não importa que meu produto não tenha diferenciação alguma em relação aos concorrentes.

  • Você não conversa com os usuários. Eu sou mais inteligente do que todos os outros. Não preciso do feedback deles. Farei o que eu achar melhor.

  • Você só faz o que gosta. Não gosto de enviar mensagens diretas frias. Mesmo que seja o melhor canal de aquisição para o meu negócio. Prefiro publicar artigos confortáveis em blogs que recebem apenas 5 visualizações. Zona de conforto > Crescimento.

  • Você gosta mais de construir do que de fazer marketing. Gosto de jogar videogames (desenvolver recursos). E não gosto de fazer tarefas (marketing). Gratificação instantânea o dia todo, baby.

  • Você precisa de torcedores. "Todos devem gostar do que faço. Meu coração não aceita feedback negativo. Não posso estar errado."

Como a Alibaba irá driblar a estagnação de crescimento?

A Alibaba está substituindo Daniel Zhang como presidente e CEO em meio à maior reestruturação da história da gigante de tecnologia chinesa. Joseph Tsai, vice-presidente executivo e co-fundador da empresa, sucederá Zhang como presidente, enquanto Eddie Wu, presidente da unidade de comércio eletrônico Taobao e Tmall, assumirá como CEO.

Essas mudanças estratégicas ocorrem em um momento em que a companhia busca fortalecer seu negócio de nuvem, que desempenha um papel crucial em sua estratégia de crescimento. Este mercado é altamente relevante, pois oferece oportunidades significativas de expansão e inovação, além de impulsionar a transformação digital das empresas. Essa movimentação estratégica visa posicioná-la como um líder global no setor de nuvem e aproveitar as oportunidades de crescimento nesse mercado em rápida evolução.

Airbnb e Mattel constroem casa para Barbie e disponibilizam para aluguel:

Essa novidade mostra como a marca da Barbie conseguiu manter seu posicionamento mesmo com um produto muito antigo e diversas críticas, principalmente à estereopatização da mulher. Veja como ela conseguiu essa façanha:

  1. Entendimento do propósito e contexto: A Mattel revitalizou a marca Barbie ao compreender profundamente o propósito da boneca e deixar para trás percepções antiquadas e limitadas, focando em inspirar as oportunidades sem limites para as garotas.

  2. Inclusão e diversidade: Para refletir a inclusão, foram lançadas várias opções de tons de pele, tipos de corpo e profissões, tornando-a um produto verdadeiramente inclusivo e representativo.

  3. Cultivo de conexão emocional: Apesar de ser voltada para crianças, a Barbie também cultivou uma conexão emocional com outras gerações, o que despertou nostalgia e inspiração.

  4. Colaborações estratégicas: Estabeleceu colaborações com mais de 100 marcas diferentes, justamente por conta do hype gerado pelo filme. Essas colaborações variam desde moda rápida até alimentação e decoração. Isso permitiu outras marcas se associem à imagem e credibilidade da Barbie para alcançar novas audiências.

Frase da semana e a importância de projetos paralelos.

Desde que eu criei a newsletter minha carreira evoluiu de forma muito acelerada. Foi bizarro como meu projeto pessoal acelerou meus planos de carreira e de vida, de ser reconhecida como profissional referência no universo das marcas e da tecnologia.

Aliás, a nossa ferramenta No Code da semana trata justamente de criação de newsletter. Confira.

Ferramenta No Code da semana

Infográfico da semana

Essa foi a 18 edição da FlowLetter, newsletter trazida para você pela FlowCode. Se você desejar uma consultoria gratuita sobre produtos digitais, clique aqui para conversar conosco via whatsapp e marcar um papo 💙

Reply

or to participate.